O ARREBATAMENTO DA IGREJA
Quando pensamos na vinda de Cristo é inevitável refletir sobre o arrebatamento.
A Bíblia descreve esse evento surpreendente, que acontecerá num futuro incerto
e impossível de precisar sua data (cf. Mt 24.36). Somos conclamados a
vigilância e santa expectativa para o grande dia, onde a comunidade cristã em
forma de Noiva terá seu maravilhoso encontro com a pessoa de Nosso Senhor Jesus
Cristo [1]. O arrebatamento é uma doutrina para corações que necessitam de
esperança.
O que é o arrebatamento?
A palavra arrebatamento, em sua
raiz grega, significa retirar um objeto com força e rapidez inesperada [2]. O
arrebatamento será uma retira da Igreja, de modo brusco, sobrenatural e sem
prévias. A Igreja se unirá com Jesus Cristo para todo o sempre, mediante a
ressurreição dos santos e o arrebatamento dos vivos.
Escrevendo sua primeira missiva
aos Tessalonicenses (4.13-18), o apóstolo Paulo apresenta a sequência do
arrebatamento: 1) O Senhor descerá do céu; 2) Os que morreram em Cristo
ressuscitarão primeiro; e 3) Os vivos no Senhor serão arrebatados.
Quando
será o arrebatamento?
Ninguém sabe, só é possível saber
que o evento é iminente, pois os sinais se identificam no decorrer da história.
Agora se deve evitar ao máximo especulações, que sempre caem no terreno arenoso
de heresias, fantasias e fanatismos. Quando Cristo adverte que o dia e hora não
podem ser previstos, isso não significa que o ano ou século ou o milênio
poderão! Ora, muitos empolgados com a escatologia falam besteiras como:
“estamos na última geração”, “somos o último avivamento antes da vinda de
Cristo”, “Cristo voltará logo, pois sempre algo acontece num período de dois
mil anos” etc. Lembremos sempre das palavras de Jesus: “Não vos pertence saber
os tempos ou épocas que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder” (Atos 1.7).
Os cristãos devem vigiar e orar,
sempre preparados para a vinda de Cristo, mas nunca obcecados em querer
especular sobre a proximidade do fim do mundo. Você então pergunta: Então
porque os sinais? Ora, sinais não devem ser objetos de especulação, mas
simplesmente advertências sobre a malignidade que os cristão enfrentarão no
decorrer da história eclesiástica antes da vinda de Cristo. Como esperar o
arrebatamento? Nunca pegar calculadoras ou “mapas escatológicos” para dizer que
essa é a última geração, mas sim esperar a vinda de Cristo recebendo o poder do
Espírito Santo e testemunhando até que Cristo volte (At 1.7-8).
É engraçado como nós evangélicos
costumamos em mensagens evangelísticas usar abusivamente a frase: “Jesus está
voltando”. Ora, essa consciência deve despertar a Igreja para desempenhar a
cada dia o seu papel: A grande comissão! “O Jesus está voltando” deveria servir
como incentivo para engajamento nessa missão e não virar clichê de evangelista,
pois essa frase deve ser voltada principalmente para a comunidade cristã.
A vinda
de Jesus não pode ser marcada!
Várias foram as tentativas para
marcarem a vinda de Cristo, ou seja, a data do arrebatamento. Muitos ignoraram
a advertência de Cristo, que “daquele Dia e hora ninguém sabe” (Mt 24.36).
Alguns exemplos podem ser citados:
a)
Guilherme
Miller
O fundador do Adventismo marcou a
vinda de Cristo para os dias 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844.
b) Charles Taze Russell
O fundador da seita “Testemunhas
de Jeová” marcou eventos apocalípticos para os anos de 1909, 1914 e 1915. Seus
seguidores ainda marcaram a volta de Cristo para 1984.
c)
Bang-Ik
Há
O coreano fundador da seita
“Missão Taberá”, marcou a vinda de Jesus para 1992.
d)
John
Hinkle
Um pastor de Los Angeles, que
marcou a vinda de Cristo para o dia 9 de Julho de 1994.
e)
Valnice
Milhomens
A “apóstola” da Confissão
Positiva marcou a vinda de Cristo para um sábado de 2007, ou shabbat, como os judaizantes preferem
dizer. Sendo quarenta anos depois de 1967, o ápice do Movimento Carismático,
segundo Milhomens. Hoje ela se defende dizendo que a o vídeo de sua pregação
estava fora do contexto! (?).[3]
A vinda
de Cristo em duas fases
As duas fases da vinda de Cristo
marcam o início e fim da Grande Tribulação. A primeira fase é o arrebatamento
da Igreja, sendo que Jesus virá sobre até as nuvens (I Co 15.52; I Ts 4.16,17).
A segunda fase da vinda de Cristo será sua descida sobre o Monte das Oliveiras,
juntamente com a igreja, para livrar Israel das garras do anticristo. Nesse
momento julgará as nações e implantará o Milênio (Zc 14.4; Mt 24.30; Ap 1.7;
19.11-21 e 20.1-6)[4].
Quem participará do arrebatamento?
A Bíblia descreve alguns
personagens desse evento, especialmente em dois textos que dão destaque ao
arrebatamento, que é I Co 15.51-54 e I Ts 4.13-18. Esses personagens são:
a)
Jesus
Cristo
No arrebatamento é a pessoa de
Cristo que aparece que um papel principal, pois como disse Paulo: “o mesmo
Senhor... descerá do céu” (1 Ts 4.16). Simplesmente uma cena marcante, pois é
certamente o cumprimento da promessa que o Senhor nunca nos deixará sós, mas
que virá em breve nos buscar. (Mt 28.20; At 1.11)
b)
O arcanjo
Certamente Miguel participará
desse evento, pois é o único arcanjo mencionado nas Sagradas Escrituras. Logo,
arcanjo só existe um, pois a palavra grega archangelos
significa “anjo principal”. Assim como o nascimento de Cristo foi anunciado
por anjos, assim será também sua segunda vinda.
c)
Os mortos
em Cristo
Os mortos em Cristo de todas as
épocas ressuscitarão em corpos gloriosos, semelhantes ao de Cristo quando
ressuscitou. Na glorificação dos santos os frágeis corpos mortais serão
revestidos de imortalidade. Serão os primeiros a ressuscitarem, como Paulo
lembra em I Ts 4.16. Os santos que hoje morrem mais cedo encontrarão com o
Noivo.
d)
Os vivos
em Cristo
“Depois nós, os que ficarmos
vivos, seremos arrebatados” (I Ts 4.17). “Nem todos dormiremos (ou seja,
morreremos), mas todos seremos transformados” (I Co 15.51).
Elementos
atrelados ao arrebatamento
a)
Surpresa
Textos como Mt 24.36, 42-44;
25.13 e Tt 2.13 mostram que esse evento será uma surpresa. As exortações para
com a vigilância não fariam sentido sem o elemento “surpresa”.
b)
Velocidade
No texto de I Co 15.52, Paulo usa
a palavra grega átomos, que foi
traduzida por Almeida como “num momento”. Na química antiga o átomo era
considerado o último elemento da matéria, portanto indivisível, ou seja,
impossível de ser cotado [5]. A palavra grega átomo mostra como a velocidade do arrebatamento é enorme. Outras
expressões bíblicas como o “abrir e fechar dos olhos” (I Co 15.52) mostram a
velocidade desse acontecimento.
c)
Invisibilidade
As expressões gregas para definir
esse evento, como a própria palavra arrebatamento, dão a entender que teremos o
elemento da invisibilidade.
Conclusão
Acima da necessidade de conhecer
detalhes sobre o arrebatamento, é importante ter a máxima de consciência que
devemos esperar o Senhor com uma viva expectativa, e honrando ele nessa espera,
cumprindo nossa missão que chamasse Grande Comissão. Que fiquemos com as
palavras do apóstolo Paulo: “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada,
a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas
também a todos os que amarem sua vinda” (II Tm 4.9).