Amados irmãos,
Todas as coisas me são lícitas mas nem todas me convém, todas as coisas me são lícitas mas nem todas edificam. I Co 10:23
É necessário que venham os escândalos, mas ai por meio de quem eles vêem. Mt 18:7
Por isso, se a comida escandalizar o meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize. I Co 8:13
Não ameis o mundo nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. I Jo 2:1
Sempre fico preocupado neste período de São João. A cultura destas festas é muito forte aqui na Bahia e percebo claramente a forte influência que ela exerce sobre os crentes. Por isso, como pastor, sinto-me no dever e obrigação de me comunicar com os irmãos a respeito desses dias.
Obviamente a maioria gosta das comidas típicas e da oportunidade de reunir amigos e ter um tempo de descontração.
1. Não utilizem bebidas alcóolicas.
2. Cuidado com as brincadeiras que podem igualar o encontro dos cristãos às festas dos não cristãos. Os elementos do São João são característicos de uma festa de dedicação. Além disso, a Bíblia nos ensina que aquilo que não produz edificação espiritual deve ser abolido de nossas vidas.
3. Preservem o bom testemunho. Há muitos irmãos nossos que acabaram de se converter e que vieram de um contexto de festas, bailes, bebidas e “arrocho”. Alguns deles se assustam com a suporta “liberdade” de alguns crentes. Domingo fui procurado por uma irmã que ficou chocada com a proposta do seu grupo de um encontro tão parecido com São João que a levou a pensar na possibilidade de desistir do Pequeno Grupo. Ela já veio desse meio e espera que os encontros do seu grupo possam promover mais edificação espiritual e comunhão entre os crentes e Cristo. Receio que ela não seja a única que pensa assim.
Por último, peço que cuidem muito bem do que irão postar nas redes sociais. Fotos nem sempre correspondem à realidade e podem deixar margens para comentários, provocações e aparência do mal.